segunda-feira, 25 de março de 2013

Reino Protista


Reino Protista
Características:
- São seres eucariotos, ou seja, existe uma carioteca que protege o núcleo.
- São seres que podem ser unicelulares, pluricelulares e formar colônias.
- Também são seres autotróficos e heterotróficos.
- Tem reprodução assexuada (mitose) e sexuada (conjugação).
- A maioria é aquática.
 As células dos protistas são parecidas a células do reino animália e do reino plantae, no caso das algas os plastos apresentam uma organização interna diferente nas membranas fotossintéticas. Também ocorrem cílios e flagelos que servem tanto para locomoção quanto para ajudar na alimentação.
          Muitos protozoários temorganelas, que tem funções especializadas e definidas, tendo esta característica semelhante aos órgãos. Mas ao contrario, suas células, de seres unicelulares, são pouco especializadas, pois fazem sozinhas todas as funções vitais do organismo. Nos protozoários pluricelulares, há divisão de funções, e as células se tornam bastante especializadas.
          As células do protozoário tem uma membrana simples, que podem ser reforçadas por capas externas ou por carapaças minerais. Também há estruturas de sustentação.
          O citoplasma esta dividido em duas partes uma externa e outra interna. A externa esta ahialina, e na interna o granular que esta o endoplasma, neste existem vacúolos digestivos.
          Digestão
          Há formação de vacúolos digestivos. As partículas alimentares entram no organismo pelo sulco oral e são absorvidas pelo cistóstoma, no interior da célula há produção de lisossomos e enzimas digestivas, depois há a absorção dos nutrientes e a eliminação dos resíduos corporais pelo citopígio.

Reprodução
A reprodução dos protistas pode ser por mitose, quando é originado dois ou mais seres idênticos a partir de um, ou por conjugação quando dois seres de mesma espécie se unem e trocam material genético.
Classificação e locomoção
A locomoção deles ocorre por batimento dos cílios, flagelos, por emissão de pseudópodos.
          Os protozoários que se locomovem através de pseudópodos, pés falsos e que são expansões do citoplasma, são chamados de rizópodes, um exemplo é a ameba, também utilizam os pseudópodos para adquirir alimentos.Se alimentam por fagocitose e digeri o alimento em vacúolos com enzimas dos lisossomos. A eliminação de produtos tóxicos ou produtos inúteis ocorre por difusão. Mas alguns protozoários possuem vacúolo pulsátil que elimina o excesso de água presente na célula.
Os protozoários que utilizam flagelos são os flagelados. A locomoção ocorre por batimento de um ou mais flagelos, que são compridos e tem forma de chicote. Eles também ajudam na alimentação deles.
          Também há os protozoários que não possuem meios de locomoção é o caso dos esporozoários que são todos os parasitas intracelulares Para poder entra nas células eles precisam de um auxilio de organelas filamentosas presente na extremidade da célula, chamado de complexo apical. 
          Os protozoários que apresentam cílios são os ciliados. Os cílios são uma espécie de flagelos menores e em maior número. O alimento entra pelo sulco oral que é coberto por cílios, eles movimentam a água e arrastam o alimento para o cistóstoma. Forma-se vacúolos digestivos, onde o alimento é digerido. Os restos não digeridos são eliminados sempre no mesmo ponto que é o citopígio. Alguns ciliados possuem dois núcleos o macronúcleo, núcleo maior, responsável pelo controle do metabolismo, e o micronúcleo, núcleo menor envolvido pela reprodução por conjugação.


Doenças:

Giardíase: é uma infecção estomacal causada por um protozoário Giardialamblia, essa doença causa diarreia, fraqueza e cólicas abdominais, isso ocorre por toxinas liberadas por ela. A contaminação ocorre pelo contato com água contaminada com o protozoário, ele se reproduz no intestino e depois quando as fezes do ser infectado atinge a água, ela fica contaminada. Pode-se prevenir essa doença adotando hábitos de higiene e com saneamento básico.

Doença de Chagas: ao sugar o sangue de animais o inseto conhecido como barbeiro ele deposita suas fezes perto do orifício criado por ele para sugar o sangue, caso as fezes entrem na corrente sanguínea, o protozoário, que é o trypanosomacruzi, que vive inicialmente no sangue depois nas regiões do coração, fibras musculares, intestino e esôfago. Os sintomas são febre mal-estar, falta de apetite, inchaço ocular, inicialmente, mas se o quadro for crônico pode haver destruição da musculatura dos órgãos atingidos.

Malária: a malária é causada polo protozoário Plasmodium, que pode ser o Plasmodiumvivax, Plasmodiumfalciparu ouPlasmodiummalariae . Essa doença tem como vetor as fêmeas dos mosquitos do gênero anófeles, que transmitem o protozoário no momento da picada através da saliva. Eles vão pelo sangue até o baço e fígado e se reproduzem por divisão múltipla. Nesses órgãos produzemmerozoitas, que invadem as hemácias no qual se reproduzem e arrebentam as células. Esses merozoitas invadem novas células e acontece o mesmo processo e isso gera febre alta, com tremores e grande sudorese. Depois de um tempo aparece nas hemácias formas que não se dividem os gametócitos, que ingeridos pelos mosquitos, formam gametas do protozoário no tubo digestório dele. No mosquito ocorre à fecundação dos gametas, forma sexuada de reprodução dos protozoários, e a produção do oocineto, o ovo se movimenta por pseudópodes e ele se fixa na parede celular do tubo digestório, originando um oocisto, este se reproduz de forma assexuada, por divisão múltipla e produz esporozoítos, que se dirigem para as glândulas salivares do mosquito e esta pronta para ser injetada de novo nas vitimas do mosquito.




Fontes consultadas:
-Biologia Hoje Volume dois(Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder )
http://www.brasilescola.com/doencas/giardiase.htm( Acessado dia 24/06/03 as 20:00)
( Acessado dia 24/06/03 as 20:00)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciliophora( Acessado dia 24/06/03 as 20:00)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flagelado( Acessado dia 24/06/03 as 20:00)
( Acessado dia 24/06/03 as 20:00)
( Acessado dia 24/06/03 as 20:00)
( Acessado dia 24/06/03 as 20:00)



Resumo feito pelo aluno Leivas

Atividade de Laboratório









Fotos da Atividade de Laboratório
 
     Nessa atividade nós aprendemos a preparar um meio de cultura.

Bactérias



Esquema do professor Paim.

Bactérias


Referência bibliográfica: Resumo do livro Biologia Hoje(Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder) vol. 2

Vírus



domingo, 24 de março de 2013

Esquema de anagênese e cladogênese


Vírus


-Não possuem organização celular e só conseguem se reproduzir no interior de células vivas.
-São parasitas intracelulares obrigatórios, fora das células podem até se cristalizarem com alguns minerais.

-Possibilidade de origem de fragmentos de ácidos nucleicos vindos de células e penetram em outras.
-Não pertencem a nenhum dos 5 reinos ou dos 3 domínios.
-Para alguns, não são seres vivos, pois não possuem metabolismo.
-Para outros, replicação, hereditariedade, evolução bastam para considerá-los seres vivos.
-Possuem sistema de classificação próprio: semelhança entre DNA ou RNA.

-São formados por uma cápsula de proteína(capsídio), com várias subunidades(capsômetros).
-No interior do capsídeo encontramos DNA genoma ou RNA (nucleocapsídeo).
-Em alguns vírus, o capsídeo é coberto pro uma membrana lipídica constituída pela membrana plasmática da célula invadida(vírus envelapadas). Proteínas virais podem estar mergulhadas nessa membrana .
-Podem ser considerados grupos de genes ''empacotados'' em proteínas.
-Não possuem todas as estruturas necessárias para a duplicação do seu ácido nucleico e para a síntese de proteínas da cápsulas, precisam usar as de uma célula.
-Parasitas, pois retiram substâncias das células.
-Fora da célula, são também chamados de vírus.
-Ao entrarem na célula, quem assume o comando é seu ácido nucleico.
-Cada tipo de vírus o parasita apenas certos tipos de células, isso ocorre por causa da cápsula que abre apenas as células que possuem proteínas da membrana capazes de se encaixar nas suas proteínas.

-Bacteriófago: vírus que ataca bactérias, reproduzindo-se em seu interior. O processo de infecção de uma bactéria pode levar menos que 30 min.

-Em alguns tipos de vírus de RNA(ex. gripe), esse ácido nucleico orienta a produção de umas moléculas , que comandam a síntese de proteínas da cápsula e de movas moléculas de RNA.
-No grupo do RNA, os retravírus, esse ácido sintetiza uma molécula de DNA(a enzima que permite esse processo é a transcriptose reversa), que poderá orientar a produção de novas moléculas de RNA virais e das proteínas da cápsula(ex. HIV).

-A reação do organismo para produzir anticorpos leva certo tempo,que varia de acordo com a doença(tipo de vírus) e o estado geral da pessoa.
-Interpron sintético, é produzido por várias células do corpo, como os glóbulos brancos, e facilita a ação das células de defesa. Pode ser usado contra certos tipo de câncer.
 Soro, extraído do sangue de algum animal(o cavalo é muito usado). No soro há anticorpos já produzidos pelo animal já ''vacinado''. Não é defesa permanente..

Doenças: Vírus -> Epidemia -> surgi de forma súbita/Endemia -> dura/persiste  por vários anos.
                                Pandemia-> fora do comum em todo o mundo.
Vetor= ser vivo capaz de transmitir o agente patogênico.
Reservatório=qualquer ser vivo em que um agente infeccioso vive habitualmente e se multiplica, sem causar grandes danos.
Profilaxia= é o conjunto de medidas para a prevenção de doenças.

Gripe e resfriado Comum: causadas por vírus diferentes, mas com sintomas semelhantes: coriza, obstrução nasal, tosse e espirro; febre, em geral, apenas vias respiratórias.
Poliomelite: Na maioria, causa apenas febre e mal estar. Em alguns, podeatacar o sistema nervoso e provocar paralisia, podendo mesmo levar à morte. O vírus penetra por meio da água ou alimentos contaminados por contato com a saliva ou fezes de um doente. Precaução: saneamento básico.
Dengue: Clássica e hemorrágica; naquela , alguns dias depois da picada a pessoa apresenta febre alta de 4 a 6 dias, dores musculares, articulares,na cabeça, nos olhos, inflamação na garganta, sangramento na boca e no nariz, manchas avermelhadas na pela. Não se deve tomar medicamento contra a dor e febre à base de ácido acetiesalicílico, porque essa substância favorece hemorragias. A hemorrágica ,(pra quem já teve dengue ou possui uma doença crônica) começa do mesmo jeito mas quando termina a fase febril, os sintomas se agravam, com hemorragias da pela,intestino e gengivas.
Febre amarela: O doente apresenta febre, vômito, dor no estômago e lesões no fígado. Prevenção: Combate ao mosquito e vacinação.
Aids: O vírus é formado por uma cápsula esférica de glicaproteínas mergulhadas em uma dupla camada de lipídios e proteínas, sendo um vírus envelopado. No seu interior há 2 moléculas de RNA e enzimas. É um retrovírus. Sintomas:febre, suores noturnos, inflamação dos linfonodos da cabeça , do pescoço e das axilas. Erupções na pele, na boca, nos órgãos genitais, perda de peso, náusea e vômitos.

Referência bibliográfica: Resumo do livro Biologia Hoje (Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder) vol.2.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Vírus

Reportagem do jornal Metro do dia 25 de fevereiro de 2013

       Achamos esta reportagem e achamos interessante, pois Porto Alegre nunca teve índices tão altos de dengue.

             Taxonomia


            Regras de nomenclatura:

   I. Binominal
   II. Latim/ Latinizado
   III. Gênero --> Inicial Maiúscula --> Nome: Substantivo
         Espécie --> Inicial Minúscula --> Qualidade: Adjetivo
   IV. Quando manuscritos --> Sublinhados
         Quando digitado e impresso --> Itálico  

Por Exemplo:  
  Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue)

         Bem-vindo ao blog Mundo Biologia!   
         Blog composto pelos alunos Marquetti(203), Leivas(203), Daives(202) , Brian Kisaki(205)  e Paulo Batista(202).
          Esse blog tem como objetivo organizar as ideias passadas em aula e acrescentar curiosidades do mundo da biologia, apresentando diversos assuntos no decorrente ano. Ao longo de cada bimestre postaremos notícias, imagens e reportagens a fim de tornar o blog cada vez mais rico em informações e mais interessante.